quarta-feira, 20 de abril de 2011

EU COM CRISTO EU COM O MUNDO

QUEM É VOCE? QUAL É O SEU VALOR?
COMO LIDA COM SUAS EMOÇÕES?


























"Seja vosso equilíbrio conhecido de todos os homens"
Filipenses 4v5








"Descobrir quem somos, a ultima fronteira da Ciência"
(Cury Augusto)
Dalvan Cardoso dos Santos.
Para refletir
Qual o segredo de cristo, em conseguir manter o equilíbrio diante das mais diversas situações; recusando os elogios,rebatendo as criticas,respondendo a altura às afrontas que lhe eram feitas e nem mesmo diante da morte perdeu o equilíbrio emocional.

Como cristo via o homem?A partir de sua subjetividade, (mundo interno) quem somos? A partir da objetividade (aparência),o que temos? Ate que ponto entender compreender esta forma de visão influencia nosso comportamento?

Que achado! "A aparência impõe para conquistar, a emoção conquista para se relacionar"
Precisamos entender que seguir inconscientemente as tradições ou supostas inovações podem ser perigosos para formação de nossa subjetividade.

Objetivos:
  1. Pensar sobre o foco da interpretação de cristo sobre a humanidade: Como Ele nos via? Como nos vemos, e como vimos o nosso semelhante?O que a de comum entre nosso pensamento e o pensamento daquele que chama de senhor de nossas vidas?
  2. Entender que na cadeia alimentar do mundo espiritual o diabo é o predador e nos somos a presa. Quanto mais sutil o predador, mais habilidoso deve ser a presa.
  3. Compreender que para mantermos saudáveis nossas emoções, nossas crenças valorativas devem centrar no Eu com cristo.
4) Atentar para o fato de que nossos comportamento esta interligado a nossas crenças valorativas (mundo subjetivo) e de que nossa defesa e crescimento emocional dependem de nossa capacidade em DUVIDAR ,CRITICAR E DECIDIR.
Que acahado! "Valemos as crenças que cultivamos em nosso subconsciente. Se vivemos no Eu com cristo somos valiosos, se no Eu com o mundo, nos vendemos a primeira imoralidade da esquina"
Jesus por inúmeras vezes desafiou a forma como as pessoas olhavam mundo, para Ele.A sabedoria do mundo é loucura,Os ricos para o mundo era pobres para Deus,os grandes eram pequenos, os fortes eram fracos,os cegos veriam enquanto os que viam se tornariam cegos.Jesus mais do que ninguém sabia que mudar a forma de ver as coisas é o primeiro passo para mudar a historia de nossas vidas,pois muitos conceitos cristalizados em nossa mente como verdades absolutas não passam de crenças e formas distorcidas de interpretar a vida.a partir do momento que passamos a nos relacionar com cristo através da sua palavra interpretada a luz verdade,saímos do Eu com o mundo e vamos para o Eu com cristo. .."as coisas que antes eu a via como lucro hoje eu as vejo como perda"(Carta de Paulo aos Corintios)"A presença de cristo junto as pessoas era uma verdadeira psicoterapia resultando em benefícios psicológicos para todos"(Cury Augusto)


COMPREENDENDO A SUBJETIVIDADE


"Ninguém entra na casa de um homem forte sem antes amarra-lo"As vezes o homem forte que precisamos que outra pessoa nos ajude amarrar é o nosso inconsciente.Mundo subjetivo(emoções)precisa ser compreendido para ser dominado.

Na compreensão de nossa subjetividade encontramos a resposta de quem somos.
A subjetividade humana é formada a partir das relações, pessoais, interpessoais e sociais, ou seja, é o resultado da interação que estabelecemos com tudo que esta a nossa volta. São processos psicológicos que nos permitem; pensar, sentir, comunicar, compreender, comportar, criar e TRANSFORMAR á nos mesmos e ao mundo que nos cercam, embora a transformação do ultimo se da em ritmo mais lento,pois é o resultado de muitas crenças que se dividem no universo.
Capacidade única e exclusiva dos seres humanos, criado a imagem e semelhança de Deus. "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, pela completa renovação de vossas MENTES"(mente mundo subjetivo)(Paulo aos Romanos).Jesus apontando para esta subjetividade "Não é o que entra pela boca que contamina,mas o que sai do coração..."de tudo que deves guardar guarde seu coração porque dele procede as saídas da vida"...coração como consciência lugar que se forma o nosso Eu ,valores PRINCIPIOS ORGANIZADORES , verdades pela quais nos movemos,julgamos a nos e aos outros,verdades pela quais interpretamos o mundo e a partir dela definimos a saúde ou a doença de nossas vidas emocionais .Verdades que podem ser reavaliadas,crescer ,amadurecer ou continuar criança,dependendo de nossa capacidade em DUVIDAR,CRITICAR E DECIDIR. "Examina pois o homem a se mesmo".
Neste mundo psico (terreno das emoções) se concentra a verdadeira individualidade das pessoas, nele o materialismo do mundo externo, não podem servir como indicador de superioridade ou inferioridade de forte ou fraco, aqui um cientista da Nasa é tão complexo como um pobre miserável que vive num país do terceiro mundo.
"A muitos miseráveis no território das emoções, andando em carros luxuosos, usando jóias caras, roupas de marcas, feitos a cirurgias plásticas para disfarçar a aparência...os verdadeiros ricos fazem muito do pouco,extraem prazer das coisas simples,os ricos não são os que tem posses,mas os que alargam as fronteiras de suas emoções,buscando autocontrole"(Cury Augusto)." Não escolheu Deus os pobres deste mundo para serem ricos no reino dos céus" (Tiago). Os que vivem no Eu com cristo cria o seu padrão de beleza, tendo por principio a ética, a decência, a moral e o bem estar da saúde física e espiritual, sem romper com os princípios biológicos estabelecidos por Deus,educa suas emoções e controla seus desejos.Encontra a felicidade e paz interior,porque o reino de Deus(domínio) esta instalado no trono de suas mentes, assim sua subjetividade esta construída e alicerçada no Eu com Cristo,pensa como cristo. Os que vivem no Eu com o mundo busca a felicidade do lado de fora, estão sempre à procura de algo que o faça feliz, mudam o aspecto natural das coisas Porque suas crenças valorativas são as mesmas do deus deste século. Simplesmente porque suas mentes é o lugar onde o diabo remonta seu trono para comandar suas emoções Pensando com o diabo, tornaremos seu escravo, sem compreender que o mundo nos treina para a platéia lugar dos infelizes e derrotados emocionalmente.
No principio organizador de Cristo as pessoas não valiam dinheiro elas eram compreendidas dentro de sua subjetividade "os homens olha a aparência eu vejo o coração’ (livro de Samuel) "porque Deus não aceita a aparência do homem"GL2v6".
Razão pela qual Cristo estabelece durante todo seu ministério uma relação de dialogo, indagativo critico e reflexivo levando as pessoas a olharem para dentro de suas subjetividades. "Quem não tiver pecado atire a primeira pedra". Para Cristo quando o pecado torna visível no mundo objetivo(externo) ele já foi consumado no mundo subjetivo. "Antes não mataras hoje não odiaras, antes não cometa adultério hoje se olhares para a mulher do seu próximo para cobiça-la já adulterou, "somos tentados quando somos traídos e enganados pelos os maus desejos"(desejos mundo subjetivo), Antes a luz estava de fora hoje a luz deve estar dentro, ‘ se o seus olhos forem bons seu corpo será luminado".Quem sabe esta razão de muitos fracassos, muitas pessoas doentes no seu mundo espiritual no Eu com Cristo.Embora conheça a verdade quer força-la de fora para dentro.Uma vez que seus princípios organizadores estão concentrados nos valores materiais mundo do poder sobre as pessoas ,da aparência.Universo do qual Cristo nunca fez parte. Jesus não se estabeleceu reforço as lideranças constituídas no principio do Eu com o mundo estabeleceu um principio pelo qual os humildes e rejeitados pelo sistema subissem no palco e brilhassem a partir do Eu com Cristo. Ele não buscava os que tinham para explorar, mas os que nada tinham para doar. "Não procuro o que é vosso, mas a vos"2COR12v14.No principio organizador de cristo o "poder’ era instituído a partir da e para as pessoas,recusou exibi-lo quando tentado pelo o diabo,e em outras situações em que as pessoas pediam um sinal. "nenhum outro sinal vos será dado".O que significa que o poder de cristo não é fonte de trunfo para que uns domine sobre outros,mas uma forma pela qual as vidas sejam libertas de todo e qualquer jugo,é um meio pelo qual nos libertamos do Eu com o mundo e nos construímos no Eu com cristo.
"O poder de cristo não era símbolo de autoritarismo e domínio sobre as pessoas, mas exercido com e para ás pessoas".


PENSAR E UMA OPÇAO OU INEVITAVEL


Pv 4v23 "cuidado com o que você pensa, pois sua vida é dirigida pelos seus pensamentos"
Fundamentada na forma como cristo via o homem e como a nossa subjetividade define o nível de nosso relacionamento com Deus, somos levados a refletir sobre vários princípios organizadores, que interferem no crescimento, na saúde ou doença emocional. Que nos permite estar no palco (controle das emoções) Eu com cristo ou na platéia lugar dos derrotados emocionalmente, ( medrosos, invejosos,bajuladores, negativistas, traumatizados, discriminadores, preconceituosos, supervalorizadores, materialistas,) os doentes emocionais que estando ou não na igreja suas crenças pertencem os princípios do Eu com mundo.

O Pensamento faz parte do mundo subjetivo, através dele interferirmos no mundo externo, bem como podemos ser influenciado por ele de forma positiva ou negativamente. Somos construtores e construídos". Se entregar nossos destinos nas mãos de outros ou não tivermos capacidade de DUVIDAR, CRITICAR E DECIDIR.exemplo; Ninguém usa drogas pensando ser destruído, mal visto, ir para cadeia ou perder a vida social. Assim como ninguém prostitui porque quer ser vista como pessoa infame ou coisas semelhantes a um principio organizador no subconsciente da pessoa que dão a estas atitudes um valor diferente aos que estão do lado de fora. Exatamente porque ele estabeleceu um relacionamento com este ambiente seja por influencia da mídia ou de pessoas, que aos poucos foi tornando familiar ao seu mundo subjetivo ate o ponto de fazer parte dele. A igreja critica a família ,os pais critica, mas o subconsciente do individuo abraça. Deixou ser levado por crenças valorativas de mentes doentias cuja aparência, poder , prazer se tornou o seu tesouro, sem exercer a capacidade de DUVIDAR, CRITICAR E DECIDIR. " Pensai nas coisas que são do auto (sabedoria, conhecimento, amor, solidariedade, responsabilidade, perdão, compreensão, honra, dignidade,honestidade, essência) e não nas que são aqui da terra.(Aparência, poder,manipulação, ódio, bens, avareza, ignorância.)
Pensar e inevitável, mas no que pensar é opcional, esta capacidade de reflexão nos da plena liberdade de reavaliar nossas crenças valorativas que para a psicologia é também chamada de princípios organizadores e reeditar nossa memória ,provocando maturidade e crescimento que só pode vir como resultado de uma tomada de consciência e redefinição das novas convicções que poderão nos tirar do Eu com o mundo e nos levar ao Eu com Cristo.(da platéia para o palco). Quando Jesus disse ninguém Poe vinho novo em odres velhos porque o odre rebenta e o vinho perde, Ele estava dizendo que ninguém pode mudar por fora se não mudar por dentro. Não a como relacionarmos bem com Deus se nossas crenças subjetivas estão voltadas para valores terrenos. Não a como crescer emocionalmente e espiritualmente se admiramos um mundo materialista e utilitarista onde a pessoa vale o que tem. Se nossos princípios organizadores esta de acordo com o eu com mundo não teremos saúde espiritual. È o vinho novo colocado em odres velhos. "Pensando com princípios malignos, daremos as coisas malignas o mesmo valor que o diabo dá. Suas ofertas se tornaram irresistíveis".
Dentro deste principio nos resta discriminar muitos supervalorizar outros, procurar formas ilícitas de ficar ricos, manipular as pessoas, alem de nos sacrificar para mostrar uma aparência que não temos, quem Poe o coração nas coisas da terra luta por elas, "onde estiver seu tesouro estará seu coração" . E no final de tudo ir para platéia lidar com a tristeza, a depressão, os traumas psicológicos.Porque nossa mente fez um registro distorcido de uma realidade a quem de nossas condições, embora pareçamos livre nos tornamos escravos de um sistema baseado no Eu com o mundo.
"Em situação traumática, muitas vezes a mente faz um registro.
distorcido da realidade, arquivando um determinado padrão de comportamento que inconscientemente passamos repeti-lo"(instituto de pesquisa de projessiologia)
"A mídia massacra nossos jovens definindo um padrão de beleza no inconsciente deles. Cada modelo visto nas capas de revistas, nos comerciais e propagandas da TV é registrado na memória, formando matrizes de recriminação até mesmo em jovens saudáveis que não enquadra naquele padrão"(CURY AGUSTO)


COMO LIDAMOS COM AS EMOÇOES DEFINIMOS NOSSO CRESCIMENTO


"Para que não sejamos mais crianças inconstantes ...levado pela astúcia e artifício do erro...sendo verdadeiros em amor cresçamos em tudo"EF 4v14,15p.




Emoção traz o sentido de comoção, abalo moral, perturbação "ninguém pode brilhar no palco da vida se não brilhar no palco de sua inteligência emocional"( Cury Augusto) Quando Paulo nos adverti a pensar nas coisas que são de cima e não nas que são de baixo,entre outros saberes Ele nos faz compreender que a construção do pensamento é mutifocal: "ninguém se constrói sozinho .Somos construídos e construtores da nossa personalidade.Somos construído pela carga genética,pelo sistema social,pelo ambiente educacional e pela atuação do Eu"ou seja a formação de nossa identidade emocional esta interligada á forma de relação com o mundo biológico,psico e cultiral.
Ninguém nasce com o Eu formado como acredita a concepção INATISTA, defendendo a crença de que pau que nasce torto ate a cinza é torta. "Não vos deixai vencer pelo o mau, mas vença o mau com o bem" a verdade é que tanto a bíblia quanto inúmeras experiências realizadas neste sentido tem revelado que a formação emocional (subjetividade) se constrói cotidianamente deixando sua saúde ou doença a depender de como á trabalhamos. Se investimos nela ou se deixamos a sorte das crenças valorativas que nos cercam "o homem sensato controla seu gênio"(PV19v11).Quantas pessoas vive uma vida de absoluta miséria emocional,tais como timidez excessiva,obsessão,ira pânico,doenças psicossomáticas,rigidez,perfeccionismo moral,insegurança, SPA (síndrome de preocupação excessiva com o futuro ) , SPIS(Síndrome de preocupação excessiva com sua imagem social), SPD(síndrome de consumismo desnecessário).Afetando cruelmente seus relacionamentos familiares bem como suas vidas sociais e profissionais.Simplesmente porque deram a vida apenas o valor materialisco .Matou a fome de pão ,se produziu esteticamente do jeito que o sistema cobrou,viveu o aúgeo da moda ,até recebeu elogios que algum momento trouxe a sensação de superioridade,Atraiu pela aparência física a ponto de achar que era mesmo importante ,mas depois entrou no quarto e chorou amargamente,transformou suas emoções em uma lata de lixo,onde só a competição, a inveja,o pessimismo tomou seu espaço.Alimentou a memória de lixo e seu subconsciente produziu. Não atuou na formação do seu Eu com cristo, não usou os atributos de DUVIDAR CRITICAR E DECIDIR,não venceu o mau ,pensou o mundo como o diabo pensa,E se tornou sua presa. Não podemos ignorar que assim como o corpo físico precisa ser bem alimentado, nossa memória também deve comer o melhor desta terra "Se me ouvirdes comeras o melhor desta terra’(Livro de Isaias),ouvir boas experiências,ler bons livros,inclusive a bíblia,participar de boas palestras,dialogar intensamente com pessoas,que são bem resolvidas emocionalmente,mesmo que este diálogo,não satisfaça nosso ego. "quem anda com o sábio será sábio" So assim o nosso Eu com cristo amadurecera.Conhecimento saudável é fundamental para criar subsídios nos arquivos da memória humana,para que nos momentos de conflitos internos que todos nos enfrentamos ela tenha elementos de comparação,para que seja desarquivado e lançado na memória central de nossa subjetividade.Nos trazendo da platéia para o palco. "ser ator principal significa refazer caminhos,reconhecer erros,e prender a deixar de ser aprisionado,pelos pensamentos e emoções doentias"(Cury Augusto)

COMO PODE UM CORPO CRESCER E A MENTE CONTINUAR PEQUENA?


A concepção mais convincente acerca do desenvolvimento da psicologia humana, não tem uma relação direta com a idade. Um individuo não é adolescente aos 17 anos e adulto aos 18 este é mais um equivoco do INATISMO,(crença que afirma que a pessoa já nasce com toda característica do seu Eu pronto a idade só amadurece),a mudança de comportamento ou melhor a formação da personalidade como já disse antes tem a ver,com que ,com quem,com quais e quais os tipos de relacionamentos.Sendo estes fatores responsáveis por retardar,acelerar ou em alguns casos ate bloquear nossa capacidade de amadurecimento e crescimento emocional.Exemplo filhos muitos protegidos pelos pais, avos tendem continuar criança mesmo depois de adulto em idade.
Proteção excessiva cria no subconsciente do individuo uma sensação de insegurança e total dependência. Sentem se incapacitados de tomar decisões e correr riscos calculados, quando aquele que protege não esta por perto.Alem de achar que as pessoas são obrigados a resolver seus problemas.Quantos filhos parecem perfeitos na sombra dos pais mas não consegue viver sozinhos,resolver seus problemas,responsabilizar pelo seus atos ,porque sempre teve alguém por perto para protege-lo.Tomar consciência desta realidade e entender que tal impossibilidade tem sua causa nos princípios organizadores é um passo fundamental para a mudança deste comportamento.
Hb 5v13,14,15 aborda a situação do crescimento no sentido de amadurecer. "pois já devendo ser mestres,pelo transcorrer do tempo...quem se alimenta de leite é inexperiência(leite ensino fraco sem profundidade),mas o alimento sólido é para adultos os quais pela experiência própria (relação com o mundo interno e externo)tem capacidade de discernimento.DUVIDAR ,CRITICAR E DECIDIR.O termo adulto no texto não significa maior em idade,mas nas experiência no contato com o mundo com conhecimento e na busca a tempo da maturidade.Paulo não critica uma igreja recém nascida,Ele dirige á uma igreja(pessoas) que já teve tempo para ser mestre,mas pensava como criança.
O mais grave é que às vezes não damos conta de que a forma de organização social não é aquela cujas informações eram restritas para ser dita quando achava ser o tempo e a hora certa. Tentamos controlar aquilo que os adolescentes em idade devem ouvir aquilo que na verdade Eles já ouviram. Adotam medidas repressivas e coatoras como se elas por se só educassem. E perguntam por que não funciona. Às vezes desistimos deles por acharem que não tem solução "não se remenda roupas novas com panos velhos, no primeiro esbarrão ela volta a abrir" Se mudou a forma de organização da sociedade é preciso rever o método de educar as crianças. A punição correta é necessário inclusive castigo,quando á abuso de autoridade,mas eles por se só não educa, o medo do castigo leva a reflexão, e na reflexão que o individuo recorre os arquivos de sua memória, buscando compreender como se livrar deste castigo, se este arquivo estiver munido de bons conhecimentos referenciais, ele puxara para memória principal fazendo que tais saberes faça parte do Eu (sua personalidade) provocando amadurecimento.Se nada há neste arquivo "quando os demônios encontram a casa vazia,vem e traz mais sete" ou se ele esta cheio de lixo a única coisa que consegue desenvolver é o ódio repulsivo por aquele que o castigou.Pais que não dialogam com seus filhos,que não promove a eles coisas saudáveis deixa de fazer tudo que ele precisa para ter saúde emocional. "A subjetividade humana precisa ser compreendida para ser transformada". Nosso Eu com o mundo forma-se a partir do improviso,da omissão ou da falta de reflexão.Mas o Eu com cristo forma-se a partir da responsabilização de nosso atos,do diálogo construtivo com as pessoas, com Deus,de leituras saudáveis para formação de arquivos referenciais que deveram fazer parte de nossa memória para no momento certo ser trazido para o nosso Eu,(personalidade).

É BOM SABER

A criança ainda em formação, percebe uma ação ou pensamento da mãe e seu cérebro transforma isso imediatamente em uma emoção e comanda a seu corpo um conjunto de reações. Se a mãe sente medo, ansiedade, depressão, estresse, ela desencadeia uma descarga hormonal, que de forma intensa ou continua pode trazer nessa criança uma predisposição a esse sentimento. O feto não dispõe de recursos suficientes (arquivos de comparação) para tolerar esta sobrecarga.
Na décima segunda semana de gestação o feto aparecem os primeiros sinais de atividade cerebral.
No terceiro semestre já possui um pensamento semelhante a de um adulto.
No sexto mês após a concepção do sistema nervoso central da criança ela é capaz de receber e decodificar mensagens.
O que falta a ela é a capacidade de DUVIDAR,CRITICAR E DECIDIR. Já que estas capacidades dependem dos arquivos acumulados nos saberes e experiências adquiridas na relação com o mundo externo.



DISCRIMINAÇAO E SUPERVALORIZAÇAO É SAUDE OU DOENÇA EMOCIONAL?


Discriminação tem a ver com preconceito e significa opinião formada sem reflexão GL 2v11..Se a aparência das pessoas ou coisas não responde a expectativa que formulamos sobre elas .Rotulamos,buscamos explicações para explicar seu fracasso ou justificar nosso distanciamento e isolamento desta sem conhece-lo mais profundamente.No caso das pessoas discriminamos á pela aparência,pelo o poder aquisitivo,por Habilidade profissionais.Neste ultimo as vezes esquecemos que;habilidade,dons e condições de exerce-las não se separam.as vezes rotulamos as pessoas de incapazes ou inferiores,discriminamos ,rejeitamos sobre a suposta acusação de incapacidade sem dar a ele condições favoráveis de se desenvolver .Não há igualdade de oportunidade sem igualdade de condições .Salomão no livro de EC 10v5e6 afirma "Eu tenho visto neste mundo uma injustiça,que é cometida pelos que governam:Eles colocam pessoas tolas em autos cargos e deixam de lado pessoas de valor"Julgarmos uma pessoa pela posição que ocupa,aparência ,poder aquisitivo,ou mesmo incapacidade sem conhece-la,é sinal de doença mental é ver com os olhos do Eu com o mundo.Definir a partir da aparência é para Tiago 2v4 avaliar por critérios malignos"
Na concepção do Eu com o mundo as pessoas se organizam de acordo com o poder que tem em mãos, por blocos de influências, esta organização não participa a justiça do Eu com Cristo MIQ 3v3 IS 10v1e2 "ai dos que escrevem leis de opressão para privar da justiça os pobres (sem poder ou dinheiro) e arrebatar o direito aos aflitos, despojar as viúvas e roubar aos órfãos".
Muitas vezes não investimos em nos mesmos ou nos outros e culpamos a eles ou a nos pelo fracasso. "Quem discrimina os outros as diminui quem supervaloriza diminui a si próprio, (Cury Augusto)".
Supervalorizar significa elevar acima do nível
Grau comparativo de superioridade 1COR12v12
"Quando vejo os jovens correndo freneticamente atrás de cantores ou atores sinto mal estar. Eu me pergunto: que sociedade e essa em que alguns são colocados no palco è a maioria na platéia"?
Cristo ao preparar seus apóstolos para ser líder de se mesmo e a partis deste principio contagiar a outros disse "dentre vos quem quiser ser o maior que seja o menor" Ele não estava pregando a necessidade de nos sentir impotentes em relação aos outros ao mesmo tempo em que aplicava um antivírus a hierarquia baseada no poder exercido sobre as pessoas muito comum na religião da época "ai de vos que atam fardos pesados,mas não ajudam carregar"Ele buscava impedir a elevação de uns para com outros,que mais tarde resultaria em exploração. "Principio básico do Eu com mundo".

NO PRINCIPIO DO EU COM CRISTO O QUE È MAIS DESFRUTATIVO A CRITICA OU O ELOGIO?
PORQUE NOS SENTIMOS TAO IMPORTANTE QUANDO SOMOS APLAUDIDOS, MAS CAIMOS EM ESTADO DE CHOQUE QUANDO SOMOS VAIADOS?
A forma como reagimos a cada gesto seja ele bom ou ruim esta inteiramente ligada ao controle das nossas emoções. Não podendo ser ignorado visto que muitas pessoas deixaram carreiras brilhantes porque no começo de sua jornada foram vaiados, outros tinha tudo para ser um bom líder ou bom profissional, mas se tornou arrogante e preguiçoso porque foi elogiado.
Há hoje um principio organizador (crença) que normaliza o elogio e ate aponta como uma estratégia vital para elevar a auto-estima das pessoas. Da mesma forma a critica é vista como um elemento prejudicial especificamente no meio do povo de Deus. Porem não é esta a visão do Eu com cristo. Mateus 6v26 afirma "ai de vos quando todos falarem bem de ti..." na versão de hoje "ai de vocês quando todos elogiarem, os antepassados deles elogiaram os falsos profetas"PV 29v4e5 "aquele que lisonjeia seu próximo coloca uma rede diante de seus pés".
Boa parte dos relatos bíblicos esta fundamentados em texto críticos, "Ai de vos que lavam os corpos por fora mais por dentro esta cheio de rapinas, que coam um mosquito mais engolem um morcego". "tenho contra te que tolera os Nicolaitas"por fim inúmeros relatos seguem neste sentido.
O fato e que no principio organizador de cristo (forma de ver as coisas) A critica tinha outra dimensão. Ela buscava fazer conhecidas as falhas do homem afim de que pudesse ser abandonado No aspecto da formação cristã o elogio reforça o ego nos aproximando do Eu com o mundo, a critica enfraquece o ego nos deixando mais próximos do eu com cristo. "Quem esconde a verdade causa problemas, quem critica com franqueza trabalha pela paz"PV10v10
A forma de exercício sobre e não com e para as pessoas se torna um terreno propicio ao desenvolvimento da idéia de que a critica faz mal e o elogio faz bem. Nesta sociedade a minoria esta no palco com o poder nas mãos a maioria esta na platéia apenas com a função de bater palmas, quem esta no palco tem o total controle sobre a platéia e como gosta de ser aplaudido promove circunstâncias insinuadora afim de que seja elogiado, inclusive trazer para perto de se os que aprouve faze-lo.
Por outro lado quem esta com a barriga cheia clamam por paz, o que significa não ser interessante conviver com a critica já que ela é reveladora "Os demônios gostam de trabalhar em segredo, mas fogem quando são forçados a se tornar visível."(CURY AUGUSTO).
"Mas falo de critica no sentido do Eu com cristo e não de fofocas sem conhecimentos feitos por inveja ou coisas semelhantes"

MAS O QUE E A CRITICA NO SENTIDO DO EU EM CRISTO?



Critica :comentário, apreciação, ver por completo."Criticidade, ao criticizar-se (tornar critico) permito-me a curiosidade epistemológica (estudo do grau de certeza) nos aproximando mais das coisas ou fato" (freire Paulo) para um achado de maior precisão. Critica que nos permite defender das fofocas vindas da rua ou dos meios de comunicação como fruto da irracionalidade, produzida pelo excesso de racionalismo tecnológico, que escraviza pela força mídiatica, nos tornando reféns do consumismo de bens materiais e não materiais (posses, crenças, valores ) que arrebentam com a formação do nosso Eu com cristo.Imposição da falsa aparência, Ao memorizar e internalizar determinados padrão de comportamento,que ao colocar em pratica nos torna menos gente caímos do palco (controle das emoções ) e vamos para a platéia , lugar dos sem estômago que por falta de criticidade engole passivamente todo lixo que lhe é imposto, especialmente se vem daquilo que se chama estrelas.Para quem tem saúde emocional um artista seja ele quem for ,é tão importante quanto a pessoa cuja vida parece o mais simples possível.Jesus via as pessoas a partir do que elas eram,porque exerciam o poder da critica,capacidade de ver alem das mascaras. "a critica não é um mecanismo pelo qual os defeitos dos homens ou coisas são visíveis ,ela é o instrumento pelo qual nos aproximamos do alvo de forma isenta para compreende-lo em sua essência .Sem este exercício até nosso silencio pode ser um equivoco".
Cristo foi por muitas vezes mal interpretados, mas venceu todas as acusações a ele feita, no seu interior sabiam que seus inimigos si quer conhecia com profundeza.Cego pelo o orgulho suas palavras não alcançava a honra superior do mestre "Pai perdoa-os eles não sabem o que faz .Seus valores estavam focado num sentido maior da vida ,sarar as feridas emocionais das pessoas. A verdadeira critica a que me refiro é um diagnostico mais preciso de uma dada realidade que só pode ser feita por quem busca a verdade. "toda critica convincente nos leva a sua ainda convincente". "porque a vereda do justo é como a luz da aurora que brilhando até se tornar dia perfeito".PV 4v18.

ELOGIO;Louvor ,enaltecimento,Jesus enquanto homem "Não me chames bom,bom é só um que estas no céu" João "importante é que ele cresça e que eu diminua"Judas v 16 "São bajuladores por causa de seus próprios interesses"Quem elogia não esta pensando no outro esta pensando em si.Os elogiados são sempre aqueles que tem algo nas mãos para dar,quem elogia finge reconhecer,mas na verdade quer prende-lo o elogiado a se para tirar vantagens PV19 "cada um amigo daquele que lê da presentes" "quem lisonjeia o próximo coloca uma rede diante de seus pés"Pv29 v4.O que cristo parece nos revelar é o perigo desta armadilha colocada diante dos nossos pés.O moço rico não o chamou de bom porque o achava, tanto é que não o seguiu.Bom para ele era as riquezas terrenas,o que ele esperou de cristo foi a mesma retribuição acostumado a ter entre os que viviam no Eu com mundo,não era por acaso que se considerava justo "tudo isto tenho guardado".Quem sabe queria ouvir de Jesus.você esta salvo.Outro perigo do elogio é desenvolver em nossa subjetividade a crença de que para estarmos bem precisamos estar sobre aprovação do outro. Pensar como os outros nos vêem é importante, mas não pode definir o nosso Eu. Esse outro pode ser nosso maior inimigo, que nos elogiam por critérios malignos. Pode ser um incompetente tentando tirar o espaço de alguém. O fato é que todo elogioso tendem abandonar o elogiado quando este perde o poder.
"Quem se acha importante movido por elogios, cai no primeiro contraste que a vida apresentar. Se não tiver alguém por perto para enganá-lo por mais um tempo"
"O elogio é uma forma egoísta de conseguirmos algo através na fragilidade emocional do outro"
Na concepção do Eu com cristo substitui o elogio pelo o reconhecimento, não com fins de beneficio próprio, mas o bem do crescimento e maturidade emocional das pessoas. Nenhum reconhecimento pode abrir mão da critica, capacidade de ver um todo com fins de restaurar os arquivos que nos tornam mais gente (nos levam para o palco, controle das emoções) deixando que eles sejam os atores principais e ao mesmo tempo excluir ou no mínimo mandar para lixeira aqueles que nos tornam menos gente (nos manda para a platéia, desequilíbrio emocional).

"È melhor ouvir a repreensão de um sábio do que o elogio de tolo". EC7v5
"Os cretenses eram mais felizes, pois consultavam as escrituras para saber se o que estávamos falando era verdade"


APLAUSOS E VAIAS

Para BAKER .W. MARK,muitas pessoas no decorrer dos séculos confundiram perfccionismo moral com retidão espiritual ,definindo espiritualidade em função do numero de coisas abandonadas,tais como fumar,beber,praguejar,ou seja algo que nos faça santos.Sem compreender que na concepção de cristo esta visível perfeição é na verdade uma tentativa de ofuscar os desvios das crenças valorativas existente no mundo subjetivo. "Lavam o copo por fora, mas por dentro esta cheio de rapinas" Perfeccionismo é uma mascara e não uma meta MT 5 v 48 "sedes perfeito como o pai é perfeito".
S
"Buscar a perfeição através do crescimento é ótimo, mas querer se mostrar perfeito é doentio e não saúde mental".
O perfeccionismo nos deixa a mercê da avaliação externa, se ela vem com aplausos enche nosso ego,se ela vem com vais ,caímos imediatamente do palco (qualidade das emoções) e vamos para a platéia (fragilidade sentimental, não sou nada, sou incapaz, não presto).Simplesmente porque o padrão de felicidade esta de fora Jesus tinha uma meta que não era de parecer santo era de ser santo,comeu com pecadores,violou o sábado,derribou as mesas,(coisa que jamais um perfeccionista fazia).Simplesmente porque ele não buscava a aprovação dos homens mas do seu Eu com Deus.Quando agimos coerentemente nos principio do Eu com cristo as vaias tem o mesmo valor dos elogios. "Ninguém pode brilhar no palco da vida se não brilhar no palco das emoções internas"(Cury Augusto).
"Se o mundo nos despreza por não darmos a ele o gosto de aplaudi-lo Cristo nos acolhe"



Conclusão

Muitas vezes caímos em fracasso, mesmo sabendo que é importante manter uma vida integra perante Deus e a nos mesmos, mas não conseguimos exatamente por não entender que a grande batalha espiritual, se trava primeiro no mundo subjetivo TG1V14E15 "Uma pessoa é tentada quando é atraída e enganada pelo seu próprio mau desejos,...esses desejos fazem nascer o pecado,que depois de maduro leva a morte". Afetando nossas crenças valorativas, nos fazendo interpretar as coisas a partir do Eu com mundo, o que tornara as ofertas tentadoras.
Se nossos principio organizadores esta no Eu com cristo, pensaremos com a mente de cristo e daremos ao mundo espiritual (maturidade, respeito mutuo, integridade, honra, as coisas de cima) um valor superior, mas se o mesmo estiver no Eu com mundo, pensaremos como diabo pensa veremos o mundo a partir de seus olhos, e nos venderemos à primeira imoralidade da esquina.
1Joao 3v9 "todo aquele que é nascido de Deus não vive na pratica do pecado porque a SEMENTE de Deus permanece nele"
O que temos que comprar o que temos que vestir, que tipo de corpo devemos ter?São resposta que não pode vir do mundo de fora. Os que vivem no palco (controle das emoções) cria seus valores baseado na ética, na decência, no respeito à vida, decide com a razão a partir das possibilidades que lhe deu.Sem julgar o próximo pela aparência,bem como sem a obrigação de fazer igual. Mas o grupo da platéia (doentes emocionais) internaliza tudo que vem de fora, julga pela aparência, discrimina os que pensam diferentes, copia e recopila padrões de comportamento sem usar os atributos de DUVIDAR CRITICAR E DECIDIR,chega diante do espelho ou sai pela a rua esperando que alguém lhe diga "esta lindo"(a).Endividam-se,e por algum momento parece feliz.Mas quando entra no quarto e percebe que ninguém esta lá para aplaudi-la. Entra em conflito com o seu Eu,e de tanto ter forçado as emoções fingindo que estava bem,cai em profunda depressão ate findar seus tristes dias.
Uma coisa é certa o mundo nos treina para ser espectadores, viver na platéia aplaudindo suas estrelas,como se não tivéssemos direito aos aplausos
Mas cristo nos convida a subir e permanecer no palco, no controle de nossas emoções a serem o ator principal de nossas vidas, baseada no Eu com cristo.Mas para isto não basta dizer que queremos,afinal todos querem obter saúde emocional.O grande diferencial que só terá saúde quem adquirir capacidade de :DUVIDAR ,CRITICAR E DECIDIR.duvidar das falsas verdades que o sistema prega,Criticar para melhor compreender as coisas,reavaliando as crenças valorativas para saber qual delas atuara no nosso Eu ,Decidir pensar como cristo pensou,só assim poderemos dizer "seu jugo é suave e seu fardo é leve".
Desta forma podemos subir no palco da vida nos auto controlando e sendo verdadeiros artistas ao invés de ser meros espectadores. E a vida se tornara um espetáculo se o amor de Deus encontrar espaço em nossos corações.



PARA NÃO ESQUECER!
Usando os atributos de duvidar, criticar e decidir, seremos frutos do melhor que esta a nossa volta. Comeremos o melhor desta terra (honra, respeito, saúde emocional, felicidade, integridade, e se trabalharmos honestamente, até riquezas materiais. desde que não deixamos de entender que estas não são o foco das promessas neotestamentarias assim como foi no velho testamento) . Por outro lado sem esses atributos podemos até adquirir bens e riquezas materiais quanto a isso a bíblia chega a dizer em São Mateus "que os filhos das trevas são mais espertos do que os filhos da luz" mas emocionalmente seremos o resto deste mundo podre, movido pelas paixões carnais,pelos prazeres momentâneas,sem nenhuma perspectiva de vitórias duradouras. Nossas emoções será um fracasso, sem duvida um acumulo de lixo, terminaremos nossos dias, no Eu com o mundo (na platéia) ao invés de no Eu com cristo (no palco)."nos valemos o que decidimos".

Quanto mais astuto o predador mais habilidade deve ter a presa.








Dalvan Cardoso dos Santos.
















REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS;
BIBLIA ALFALIT
Traduzida a partir das línguas originais,Grega e Hebraico
BIBLIA LINGUAGEM DE HOJE
Versão Moderna.
Cury Augusto Jorge
Seja líder de se Mesmo Rio de Janeiro,2004
BAKER W MARK
Jesus o maior psicólogo que já existiu
Rio de Janeiro sextante ,2005
INSTITUTO DE PESQUISA DE PROJESSIOLOGIA
GUIAS DE ESTUDO DO MEC
2 Ediçao ,2000
.Para sua façanha organiza seus palcos nos submete uma avaliação cujo resultado é o nosso fracasso.Porque deste século ele é o deus. "porque o deus deste século cegou a humanidade"(Rm)
ignifica no plano de cristo buscar a maturidade, crescer em graça e conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário